sábado, 12 de maio de 2012

Cor é luz e energia!

Bom Dia, como prometido no ultimo post, vou mostrar cada cor com sua Simbologia e as utilizações na decoração da sua casa.

Vermelho: Essa cor estimula reações diretas, entusiasmo, força, valentia, vigor. Simboliza também aproximação e o encontro das pessoas. Na casa os tons avermelhados são ideais para salas de estar e jantar.


Amarelo: Essa cor estimula o intelecto, a comunicação, a concentração, disciplina. É aconchegante, positivo e está associado à flexibilidade. Na casa pode ser usado em todos os ambientes que pretende estimular a comunicação e atividades mentais. Sala de estudos, cozinha, sala de estar, onde favorece reuniões em família.

Laranja: Essa cor estimula otimismo, generosidade e entusiasmo. É alegre e social, a cor do equilíbrio. Alem de ser atraente e aconchegante. Na casa pode ser usado em sala de estudos, e em ambientes onde a família reuni para conversar como salas e cozinhas. Também é aconselhável para quarto de crianças.


Verde: Essa cor estimula momentos de paz, equilíbrio e cura. Representa esperança e abundancia. Na casa é indicada para todos os ambientes. No banheiro em especial é aconselhável sempre ter um detalhe na decoração na cor verde. Pode ser em toalhas, uma planta, um armário... qualquer detalhes que preferir. 


Azul: Essa cor estimula a introversão, a busca da verdade interior e é sedativa. Favorece inspiração, amabilidade, paciência e a serenidade. É a unica cor que tem o poder de desintegrar as energias negativas. Na casa é ideal para banheiros e lavabos. Nos tons suaves, acalmam as energias dos quartos de crianças e adultos hiperativos.


Lilás ou Roxo: Essa cor estimula à intuição e à espiritualidade. É umas das cores que mais tem influencias em emoções e humores. Na casa não é aconselhável decorar um ambiente por inteiro nessa cor, pois tem o dom da dispersão. É ideal para locais de meditação.


Branco: Essa cor estimula a humildade e a imaginação, representa a perfeição e o amor divino.Produz sensação de limpeza e claridade e ao mesmo tempo, se usado em uma grande quantidade no ambiente traz frieza e esteridade. Na casa é otimo para qualquer ambiente, principalmente banheiros e cozinhas. Mas cuidado para não tornar o ambiente frio e hostis.


Preto: Essa cor é considerada uma chapa de aço, onde o que está fora não entre e o que está dentro não sai. Ambientes carregados dessa cor costumam ter um ar viciado. Na casa a predominância dessa cor pode tornar o ambiente escuro, deprimido e pressivo. Daí ser indicado para objetos de decoração ou detalhes no acabamento.



Bom pessoal é isso, um pouco do poder das cores. E como tudo na vida, o exagero das cores também pode ser prejudicial. Para usar a cromoterapia em quartos, ou ambientes de uso exclusivos de cada  integrante da família, é aconselhável analisar o perfil da pessoa, como por exemplo, se uma criança é muito preguiçosa, dorminhoca, um quarto onde prevalece a cor azul, não é aconselhável. 
Em próximos post poderei trazer essa questão, a relação das cores com as pessoas, e como decorar quartos para cada tipo de pessoa. Até mais...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário